Sexta-Feira,
19/01/2018

Início > Artigo


Olá pessoal! Com o post desta semana pretendo levantar uma importante questão: arquiteto é só para os ricos? Quanto custa um projeto bem elaborado, uma obra realizada corretamente, com prazos cumpridos e sem desperdício de materiais? Será que é tão caro assim? Uma boa notícia: o custo dos serviços de um arquiteto fica em torno de 10% dos gastos totais da obra. E o conforto e a segurança na realização de um sonho… não têm preço!

6 Post Arquitetura Para Todos imagem 1

A casa `Vila Matilde´, projeto de baixo custo encomendado por uma empregada doméstica ao escritório paulistano Terra e Tuma, ganhou na categoria ´casa´ o prêmio internacional ArchDaily of the Year 2016, que elege entre milhares de projetos os 14 melhores do mundo.

 
Apesar de muita gente acreditar que somente aqueles que são muito ricos contratam arquitetos na hora de construir ou reformar (a casa ou a empresa), é na classe média que está o novo consumidor deste serviço. Cada vez mais as pessoas têm se preocupado com a qualidade das coisas: dos materiais, da mão-de-obra dos executores e principalmente, com a qualidade de vida. Quanto custa a sua hora, dedicada a fazer algo que você não domina? Já parou para pensar quanto tempo e dinheiro podem ser desperdiçados em algo feito por alguém que não é especialista no assunto? E não é só a classe média que está investindo em bons profissionais. Quando parte do teto caiu sobre sua cama, Dona Dalva, diarista, de 74 anos, não teve dúvidas, juntou suas economias e partiu para uma solução: contratou um escritório de arquitetura.

6 Post Arquitetura Para Todos imagem 2

Quando parte do teto caiu sobre sua cama, Dona Dalva, diarista, de 74 anos, não teve dúvidas, juntou suas economias e partiu para uma solução: contratou um escritório de arquitetura! Moradora da Vila Matilde, bairro periférico de São Paulo, ela não quis deixar a família em busca de um apartamento menor, mais afastado e em prédio sem elevador.

 
A desvalorização do trabalho intelectual, em comparação ao trabalho braçal, propriamente dito, pode ser às vezes uma barreira. Algumas pessoas ainda preferem pensar elas mesmas sobre as soluções em reforma e construção, o que pode impactar fortemente no momento da obra. Não nos enganemos, não existe uma boa execução sem um bom projeto! Isso sem falar no tempo gasto. Com um bom cronograma e uma equipe de confiança o arquiteto consegue otimizar em muito o prazo de uma obra.

6 Post Arquitetura Para Todos imagem 3

Criatividade é fundamental na concepção e execução de qualquer projeto

 
Isso tudo sem falar dos aspectos legais envolvidos. Em vigor desde 18 de abril de 2014, a NBR 16280:2014 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), estabelece que toda reforma de imóvel exige laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto. Esta norma foi publicada pouco mais de dois anos após o desabamento do Edifício Liberdade, de 20 andares, e de mais dois prédios, no centro do Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 2012. O acidente foi provocado por reformas irregulares e provocou a morte de 17 pessoas, além de mais cinco desaparecidos até hoje.

6 Post Arquitetura Para Todos Imgaem 4

O arquiteto fará todo o possível para adequar sonhos, possibilidades e condições financeiras, em um projeto que resolva as necessidades do cliente. Segurança e qualidade de vida estão em detalhes que a maioria das pessoas sem conhecimento técnico não percebem. Um bom profissional o ajuda a viver melhor. Conte com ele! Dona Dalva está feliz da vida! Até a próxima.
Fotos e Fonte: Pedro Kok/ArchDaily

 
Fabio Rocha, graduado em arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, atua há mais de vinte anos em arquitetura e interiores. É sócio proprietário da Fabio Rocha Arquitetura, junto a Silvia Rocha, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduada em Negócios Imobiliários pela Fundação Armando Alvares Penteado de São Paulo.

Postado por Fábio Rocha