Quarta-Feira,
21/02/2018

Início > Artigo


O espetáculo de teatro de rua, “As Artes Malasartes: A Viagem de Pedro Malasartes”, criado e montado pelo Núcleo Janela Mágica, de São José dos Campos (SP), com o apoio do Fundo Municipal de Cultura, administrado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, é baseado em contos populares do personagem Pedro Malasartes, muito presente na nossa cultura popular, se apresenta no disputado circuito SESC, no sábado dia 23 de janeiro de 2016.  

O espetáculo mostra quando Pedro Malasartes resolve conhecer o outro lado da vida, já que ninguém volta para dizer como é, e parte numa viagem ao além. Chega numa encruzilhada onde Deus e Diabo decidem quem deve ir para o céu e quem deve ir para o inferno. Ao reconhecerem Pedro Malasartes, as entidades se desesperam e tentam empurrá-lo um ao para o outro, pois ninguém quer ficar com Pedro. Por fim, Deus e Diabo fazem um duelo de Calango onde o perdedor fica com Pedro Malasartes. Enquanto duelam, alguns dos contos mais conhecidos de Pedro Malasartes, presentes em várias regiões do país, são contados.

 

O GRUPO

O Núcleo Janela Mágica faz parte da Cia Teatro de Gravata e surgiu da necessidade dos integrantes da Cia de explorar a cultura popular e o teatro de rua. Além do espetáculo “As Artes e Malasartes – A Viagem de Pedro Malasartes”, o Núcleo tem em repertório o espetáculo “A briga da onça e do tatu”.

 

FICHA TÉCNICA:

Texto e direção: Carlos Rosa

Direção de produção: Lucilene Dias

Produção executiva: Guilherme Venâncio

Direção musical: Rômulo Scarinni

Cenários e figurinos:Dagmar Siqueira

Fotos: Dimas Cardoso

Orientação histórica: Daniel D’Andreia

Orientação “O ator e a rua”: Calixto de Inhamuns

Orientação musical: Márcio de Oliveira

Elenco: Ana Bonani, Guilherme Venâncio, Jean Fábio, Lucilene Dias, Paulo Cortez e Rômulo Scarinni.

Postado por Edson Gory